Novo ensino médio é colocado em prática em cinco estados

O novo ensino médio, organizado por áreas do conhecimento e integrado à formação técnica e profissional, já é realidade em seis escolas brasileiras por uma iniciativa pioneira do SESI e SENAI. Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás são os pioneiros a testarem a metodologia. Ao final de 2020, mais de 222 alunos receberão diplomas do ensino médio e de técnico em Eletrotécnica.

 

O grande desafio do projeto, segundo Sérgio Gotti, gerente-executivo de Educação do SESI, é que os professores da educação básica e da educação profissional devem trabalhar as competências e habilidades de maneira integrada. “É uma forte mudança de estrutura, que obriga todos a terem um pensamento não mais compartimentado por caixas, em que cada um cuida de seu espaço sem se importar com o dos demais”, explica. “Eles têm de estar muito afinados para chegar em sala de aula e trabalhar como uma orquestra nessa nova visão”.

 

Para 2019, o SESI e o SENAI programam uma expansão da experiência pedagógica. Novos estados serão atendidos e novas habilitações serão ofertadas. Além de Eletrotécnica, os estudantes poderão optar pelas áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Técnico em Mecânica ou Técnico em Rede de Computadores.

 

A integração da educação profissional ao ensino médio também alinha o sistema educacional brasileiro às melhores experiências internacionais. “Nos países desenvolvidos, a média de jovens que se dedicam a cursos técnicos é de 50%. Na Áustria, esse percentual chega a 77%. Mas, no Brasil, menos de 10% dos estudantes optam pela educação profissional”, afirma Rafael Lucchesi, diretor-superintendente do SESI e diretor-geral do Senai.

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