O futuro da mineração está em pauta no Pará

Um talk show especial foi realizado em comemoração aos 10 anos da Casa da Mineração

As políticas públicas e o fomento para o setor mineral na retomada do crescimento socioeconômico sustentável do Brasil, trazendo as projeções do setor para 2023. Esses são os principais temas em debate durante o talk show especial em comemoração aos 10 anos da Casa da Mineração, realizado na tarde desta quinta-feira (27) no auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Realizado pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o evento foi uma oportunidade para o lançamento oficial da Exposibram, que em 2023 será realizada no estado do Pará, programada para ocorrer em agosto.

Considerada um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) é realizada anualmente pelo Ibram, com o patrocínio de grandes empresas e participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para as companhias gerarem negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.

O presidente do Simineral, Guido Germani, afirma que este é um momento de celebração entre as entidades, que contribui para a formação de uma nova percepção da atividade mineral.

“O evento traz uma percepção de que a mineração, em especial a paraense, está, gradativamente em evolução a partir de ações e decisões tomadas pelos dirigentes do setor, desde a cujo intuito seja construir uma nova forma de pensar a mineração baseada na geração de emprego e renda, desenvolvimento territorial e produção sustentável”.

Para o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, os 10 anos da Casa da Mineração são um dos marcos históricos da indústria da mineração exercida no Pará e na Amazônia, de acordo com as boas práticas em sustentabilidade, responsabilidade social e em sintonia e harmonia com o meio ambiente.

“É por meio da Casa da Mineração que essas duas organizações somam forças, conhecimentos e elaboram projetos em prol do desenvolvimento e da expansão da mineração. Ao promoverem o setor industrial da mineração, Ibram e Simineral, no ambiente da Casa da Mineração, contribuem substancialmente para a geração de benefícios à população, expressos na geração de emprego, renda, oportunidades de negócios, além de proporcionar arrecadação tributária significativa”.

O “Talk Show sobre a Indústria mineral no Pará” contou com a participação de representantes e convidados do setor:

• José Fernando Gomes (Sedeme)
• Raul Jungmann (Ibram)
• Guido Germani (Simineral)
• Gilmar Pereira da Silva (Universidade Federal do Pará)
• Elizabete Grunvald (ACP)

Sobre a Casa da Mineração

Inaugurada em 2012, a Casa da Mineração completou, em agosto de 2022, 10 anos. Localizada no centro de Belém (PA), o local é uma iniciativa do Simineral e do Ibram, que tem como missão ser um acervo completo de informações sobre a mineração no estado e no país. O espaço também funciona como um palco de articulações com autoridades e técnicos, além de servir de local para tomadas de decisão, iniciativas de programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade.

Fonte: Fiepa

Edição: Tanair Maria

Publicidade

Últimas Notícias

Belém recebe lideranças de vários setores em busca do equilíbrio entre sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

A partir desta quarta-feira (6) até a próxima sexta-feira (8), Belém (PA) sediará a 2ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que reunirá representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, da academia, além de representantes dos setores público e privado. O evento tem como objetivo discutir temas cruciais relacionados ao meio ambiente, economia

Leia mais »

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima