“O Polo Industrial de Manaus é a mola mestra da nossa economia”

Durante muito tempo o polo industrial de Manaus ficou de fora dos planos da administração municipal, que até o ano passado não havia enxergado sua importância e tampouco sua interferência decisiva na economia do município. Hoje a realidade é diferente.

Com pouco mais de um ano de mandato, o prefeito David Almeida mudou completamente o cenário e as perspectivas para quem transita e trabalha no Distrito Industrial, bairro que abriga a maioria das fábricas instaladas na cidade.

O plano é transformar o local em mais uma atração turística da cidade, além de oferecer opções de lazer para a população em geral. Assista a seguir na íntegra.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ZONA FRANCA PARA O MUNICÍPIO DE MANAUS NESSES 55 ANOS DE EXISTÊNCIA?

Nós vivemos numa cidade-estado. Quase tudo que se arrecada nesse Estado está dentro da cidade de Manaus. Mais de 85% do que se arrecada está aqui. O polo industrial de Manaus é a mola mestra da nossa economia, e as empresas do distrito industrial contribuem com mais de 84% da arrecadação do ICMS dentro do estado do Amazonas, que na verdade é no município de Manaus. Portanto, é de fundamental importância a presença do polo industrial para o desenvolvimento do Estado e de significante importância para a cidade de Manaus. Nós não sobreviveríamos sem esse modelo de desenvolvimento na nossa cidade.

O ATUAL AMBIENTE DE NEGÓCIOS DA CIDADE É ATRATIVO PARA INVESTIDORES?

Sim. Estamos trabalhando para além de continuar proporcionando um ambiente atrativo, possibilitar a vinda de mais investidores, investindo para que nós possamos fazer com que aqui seja o porto seguro dos investimentos. E nós temos pregado isso, Manaus é o porto seguro dos investimentos a nível nacional e internacional porque nós temos segurança jurídica assegurada pela Constituição, e isso nos dá uma segurança para aqueles investidores que querem investir em nossa cidade a médio e longo prazo.

EXISTE ALGUM TIPO DE PROGRAMA NA PREFEITURA PARA O INCENTIVO E O FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO NA CIDADE?

Alguns dias atrás a cidade de Manaus através do nosso sistema de emprego e empreendedorismo foi classificado como a número 1 do Brasil. Nós somos o Sine (Sistema Nacional de Emprego) que mais indica, que mais emprega e que mais ocupa as vagas de trabalho disponibilizadas. Além disso temos aqui nesse espaço (Hotel Cassina) um local de empreendedorismo onde fazemos o treinamento em diversas áreas de tecnologia e inovação e fazemos a preparação dessas pessoas e empreendedores para que possam acessar o mercado de trabalho, inclusive com o próprio fomento da Prefeitura.

QUAL AÇÃO DA PREFEITURA VOLTADA AO DISTRITO INDUSTRIAL MERECE DESTAQUE EM 2021?

A que merece destaque é a ação de revitalização do distrito industrial e das ruas do distrito industrial. Hoje o distrito industrial 1 tem uma infraestrutura totalmente diferenciada. Nós temos uma condição na malha viária do distrito como nunca tivemos anteriormente. Isso se fez possível graças ao trabalho e convênio com o governo federal e que nós aceleramos para que pudéssemos entregar para a nossa cidade.

EXISTE ALGUM PLANO DE INVESTIMENTO DA PREFEITURA DE MANAUS VOLTADO PARA O PIM EM 2022?

Posso enfatizar que temos coisas muito boas, temos um projeto chamado “Nosso Distrito”, aonde vamos na bola da Suframa, transferir aquele posto de gasolina e o estacionamento de caminhões para um park truck, e naquele local vamos construir o Museu do Distrito Industrial em parceria com a Suframa. Nós temos como ações para a atração turística a criação de um portal de chegada em Manaus pela BR-319, e também a revitalização do calçadão do distrito industrial transformando a área em um parque linear para que a população possa continuar tendo acesso àquele espaço.

COMO A PREFEITURA ESTÁ COLABORANDO COM DESENVOLVIMENTO DO POLO DIGITAL EXISTENTE HOJE NA CIDADE?

Esse espaço (Hotel Cassina) é um local de inovação. Aqui nós temos praticamente uma incubadora de startups. Estamos criando também o Instituto Municipal de Tecnologia para acessar os recursos de P&D disponibilizados pelas empresas de bens de informática do distrito industrial e a nossa meta é de fazer investimentos anualmente e proporcionar um ambiente de negócios e inovação com muita tecnologia e novidades para a nossa cidade.

PERCEBEMOS NO ÚLTIMO ANO UMA ATENÇÃO GRANDE DA PREFEITURA COM O PIM. EXEMPLO DISSO FOI A CRIAÇÃO DO FÓRUM PERMANTE DE ARTICULAÇÃO DA ZONA FRANCA DE MANAUS. PODERIA EXPLICAR MELHOR SEU OBJETIVO?

Você perguntou anteriormente sobre a contribuição que a Prefeitura tem dado ao distrito. Hoje nós temos um distrito de obras dentro do distrito industrial, temos uma parte da secretaria de limpeza pública dentro do distrito industrial, cuidando das ruas e deixando que esse espaço esteja humanizado e receptivo para os investidores que vem de fora e acreditam em nosso modelo de desenvolvimento.

Sobre o fórum de discussão das questões do distrito industrial, é que Manaus sempre esteve de costas para o distrito. O Polo Industrial de Manaus é da cidade de Manaus. Inclusive eu tenho entre os nossos secretários um ex-superintendente da Zona Franca de Manaus. E a nossa discussão é essa, para que Manaus possa estar inserida, todos os investidores que chegam em Manaus são recebidos pela Prefeitura, e eu coloco um braço da Prefeitura à disposição desses investidores para que possamos dar as garantias necessárias e sermos os facilitadores dos investimentos, e esse fórum de discussão abriu essa possibilidade, de mostrar que hoje a Prefeitura de Manaus trabalha em parceria lado a lado com a Suframa possibilitando um ambiente de negócios favorável àqueles investidores que vem e acreditam em nosso modelo de desenvolvimento.

Deixe um comentário