Autoridades exaltaram a participação de micro e pequenos empreendedores no setor, que correspondem a 90% dos CNPJs ativos, na movimentação do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro e no faturamento de R$ 17,5 bilhões, em julho, do turismo nacional.
O evento, que reúne os principais atores da área, com parceria do Sebrae, promove a partir desta quinta-feira 26 possibilidades de negócios, fortalecendo as vocações de destinos turísticos no Brasil. A instituição participará em diversas instâncias, debatendo ações sobre energia, certificação dos pequenos negócios, turismo de experiência e territórios empreendedores, além de promover rodadas de negócios.
“Para o Sebrae, o turismo vai muito além do desenvolvimento do território, da economia, é valorizar o desenvolvimento dos empreendimentos, da cultura e do nosso produto”, afirmou o gerente de Competitividade Setorial do Sebrae, Fábio Krieger, na abertura do evento.
O turismo tem a capacidade de conectar pessoas, destinos, culturas, e isso é tão importante no momento em que nós vivemos. É estabelecer a paz, a diversidade.
Fábio Krieger, gerente de Competitividade Setorial do Sebrae
Ele também chamou atenção para os grandes números do setor, como os 400 mil empreendimentos do atendidos pelo Sebrae, em 2023 e os 4 milhões de turistas internacionais que já passaram pelo Brasil em 2024. “Isso é muito significativo”, enfatizou, convidando os agentes de viagem para, amanhã 27, participarem da Rodada de Negócios que a instituição promoverá, apresentando novos produtos, destinos e ofertas turísticas lançados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Ministério do Turismo.
“O turismo representa 8% do PIB brasileiro”, lembrou a presidente da Associação Brasileira Agência Viagem (Abav), Ana Carolina Medeiros, pontuando que o setor tem potencial para contribuir mais, desde que, segundo ela, haja políticas públicas que valorizem o turismo e investimentos também da iniciativa privada. “Precisamos ser atrativos para esses investidores, não somente através da beleza dos nossos recursos naturais ou do carisma do nosso povo. Precisamos que esses investidores sintam segurança em nossa economia, que sintam segurança jurídica e que consigam acreditar que vale a pena investir”, argumentou.
Geração de emprego e renda
De janeiro a agosto deste ano, turistas estrangeiros incrementaram a economia brasileira com R$ 26 bilhões; e, conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), em julho, o turismo nacional alcançou faturamento de R$ 17,5 bilhões e, no acumulado de 2024, chegou a R$ 113,2 bilhões, uma alta de 2,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
–
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mais de 110 mil empregos no turismo nacional foram gerados entre janeiro e julho de 2024. Ao longo de todo o ano de 2023, o turismo criou 214 mil vagas no país.
“Nunca tivemos antes essa marca em qualquer período de tempo”, pontuou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “É motivo de comemoração, porque a gente está entrando na economia, empregando gente, ajudando o produtor e o prestador de serviço locais”, frisou.
O brasileiro quer viajar
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, comemorou o crescimento de 10% no turismo nacional e internacional durante o primeiro semestre deste ano. “Terminamos 2023 com 112 milhões de brasileiros viajando pelo Brasil, um crescimento de quase 15%. Este ano, já no primeiro semestre, nós tivemos um crescimento em mais de 10% no turismo do Brasil”, alegou.
Para ele, esses números estão ligados à melhora da economia. “Na hora em que a renda cresce, na hora em que a economia cresce, uma das primeiras coisas que acontece na vida do brasileiro é ele querer viajar pelo Brasil e pelo mundo. Isso é muito importante, porque estimula cada vez mais o crescimento da aviação no país.” Costa Filho também declarou que ainda este ano o governo entregará 33 novas obras em aeroportos, entre novos e requalificados — um investimento de R$ 4 bilhões.
Travel Summit Brasil 2025
Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou que, em maio do ano que vem, a agência vai promover, no Rio de Janeiro, o Travel Summit Brasil 2025. “Lá, a gente vai anunciar o plano de marketing internacional da Embratur”, adiantou. O último foi o Plano Aquarela, em 2003. “Já estava mais do que na hora de repensarmos a imagem do Brasil no mundo”, complementou.
Entrada da ABAV na OMT
O ministro Celso Sabino assinou um documento pedindo a entrada da Abav na Organização Mundial do Turismo (OMT), composta por 159 países, seis membros associados e mais de 500 membros afiliados que representam o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo. O Sebrae faz parte desde 2004, vinculação que possibilita o acesso a dados técnicos de diferentes áreas do turismo e a composição de rede de relacionamento com instituições e empresas do Brasil e do exterior.
Fonte: Agência Sebrae