Em homenagem ao mês do meio ambiente, a PIM Amazônia lança uma série de matérias especiais voltadas para a realidade da floresta e o fomento da economia local, aliado ao desenvolvimento sustentável.
O dia 5 de junho marcou, em 1972, para a Assembleia Geral da ONU, a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, que aconteceu em Estocolmo e teve como um dos principais avanços a criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Dessa forma, o mês de junho passou a ser associado a uma série de práticas a favor da preservação e consciência ambiental em todo o globo.
A iniciativa em Estocolmo foi um dos eventos que inspirou, mais tarde, em 1995, a criação da primeira Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em Berlim. Desde então, as reuniões da COP ocorrem anualmente e são consideradas o principal fórum internacional para discutir as mudanças climáticas.
Em 2025, a Amazônia Brasileira irá recepcionar, pela primeira vez, um evento dessa magnitude. Na edição nº 159 da PIM Amazônia, os leitores poderão ter acesso a detalhes sobre a COP30, cuja sede é Belém do Pará, bem como a historicidade do evento e as principais atualizações, em termos de investimento e infraestrutura, que a capital nortista vem recebendo nos últimos meses.
A edição 159 também conta com uma entrevista exclusiva com o CEO da Bemol, Denis Benchimol Minev, sobre a história dos fundadores da varejista, os negócios realizados na região e as oportunidades e percalços de se atuar numa das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta.
Na edição, é possível também ler sobre marcenaria indígena sustentável, entender mais sobre o projeto Manta-Manaus e sobre a startup amazonense Warabu, vencedora de prêmio inédito na maior feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina.
Confira!