Política, indústria e meio ambiente na Amazônia

No ano em que completa 15 anos, veículo se transforma e amplia cobertura para oferecer ainda mais informações da região para todo o Brasil

Da Redação

Mostrar a realidade da região amazônica, a partir do olhar local, é um dos compromissos da PIM Amazônia, que, em 2023, apostou em reposicionar sua presença digital, investindo na produção de conteúdos especiais e ampliando sua cobertura jornalística para temas de interesses dos nove estados da região, que abrange Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Para 2024, que marca seus 15 anos de história, a ideia é consolidar o propósito de levar a economia da Amazônia para o resto do Brasil. E, nesse sentido, não faltam novidades, com destaque para o lançamento da Editoria Especial voltada para a COP 30 e do Prêmio e Conferência ESG da Amazônia.

“O MUNDO VAI QUERER INVESTIR NA AMAZÔNIA” Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, entrevista para a edição 158 (maio de 2023)
“O MUNDO VAI QUERER INVESTIR NA AMAZÔNIA” Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, entrevista para a edição 158 (maio de 2023)

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, também chamada de Conferência das Partes (COP), é o mais importante evento internacional sobre o tema organizado pela ONU, onde representantes de mais de 170 países discutem medidas e metas para estabilizar e diminuir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Este ano, o encontro ocorrerá no Azerbaijão. Em 2025, será a primeira vez que a Amazônia sediará um evento deste porte, com a milhares de pessoas do mundo inteiro desembarcando em Belém, no Pará.

O diretor executivo da PIM, Juarez Filho, ressalta que a criação da Editoria Especial voltada para a COP 30 vai facilitar o acesso do leitor aos conteúdos relevantes sobre o tema. “A PIM Amazônia vai contar com uma equipe especial para a cobertura do evento, e vai produzir uma série de conteúdos exclusivos sobre os principais temas discutidos e quais as perspectivas de futuro para o clima no planeta e para a COP-30, em Belém”, assegurou.

Com o objetivo principal de promover o desenvolvimento social da Região Amazônica fortalecendo a união institucional dos estados da Amazônia Legal, o Prêmio e Conferência ESG Amazônia visa valorizar e incentivar as boas práticas de gestão pública e privada, focadas em responsabilidade ambiental, responsabilidade social e governança.

Através de palestras, painéis de discussão e rodadas de negócios, vamos poder conhecer um pouco das instituições públicas e privadas que já estão atuando com responsabilidade (ESG) na Amazônia, seus projetos e os novos caminhos que essas empresas estão seguindo para promover o desenvolvimento sustentável da região.

Juarez Filho explica que essas novidades são parte da mudança de olhar quanto a forma de levar informação sobre a Amazônia. Após um longo período como referência na cobertura de assuntos industriais, econômicos e ambientais na região amazônica, por meio da revista impressa com mais de 160 edições publicadas, em 2023, o veículo deu um passo significativo em direção ao futuro, ao repaginar toda a estrutura de seu portal online, existente desde 2009, como forma de se integrar às novas dinâmicas de velocidade da comunicação e ao crescente interesse do público em consumir conteúdos de jornalismo na internet, alinhando-se, dessa forma, à uma abordagem mais contemporânea para disseminar informações sobre a Amazônia e as principais pautas que envolvem a região.

“Até 2020, a Revista não tinha uma presença tão relevante no meio digital, que era usado como uma extensão do impresso, apenas para disponibilizar a leitura da edição no computador ou celular. Desde então, começamos a desenvolver novos produtos e ações específicas para o meio digital, que poderiam ou não ter relação com o impresso. Hoje o veículo possui produtos presentes em diversas plataformas, como TV, Rádio, Internet, Impresso e Redes Sociais”, pontua Juarez Filho.

 “NENHUMA SOCIEDADE SE DESENVOLVE SEM DESENVOLVER SEUS CÉREBROS EM ELEVADO GRAU” Denis Minev, presidente da Bemol em entrevista para a edição 161 (agosto de 2023)
 “NENHUMA SOCIEDADE SE DESENVOLVE SEM DESENVOLVER SEUS CÉREBROS EM ELEVADO GRAU” Denis Minev, presidente da Bemol em entrevista para a edição 161 (agosto de 2023)

Ao longo de 2023, o site da PIM passou por uma revitalização completa, proporcionando aos leitores uma experiência mais envolvente, com a produção de conteúdos especiais, reportagens exclusivas e cada vez mais autorais. Parte desse trabalho foi resultado do fortalecimento de uma Editoria Executiva, que priorizou reportagens mais aprofundadas em temas como novos modelos econômicos sustentáveis, bioeconomia, agronegócio, transição energética, seca histórica na Amazônia, mineração e a Conferência das Nações Unidas (COP 28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.

Mudança também alcançou a identidade visual da PIM

As mudanças na forma da apresentação do conteúdo também alcançaram a “cara” da PIM Amazônia, que renovou sua identidade visual, com uma nova logo, a imposição de uma nova marca e um novo layout para o portal – alterações aliadas ao compromisso renovado com uma cobertura jornalística de qualidade, que abrange pautas dos nove estados da região.

“Outra novidade foi o lançamento do Programa de TV Negócios na Amazônia, com exibição no Amazonsat. Em formato de entrevista, trouxe em sua temporada de estreia uma série de entrevistas com presidentes e diretores de empresas que possuem atividade econômica na região Amazônica. O objetivo é mostrar os desafios da gestão empresarial e, principalmente, as grandes oportunidades de investimentos e negócios numa região com enorme potencial econômico, e que é muito pouco conhecido pelos brasileiros”, explicou Juarez Filho.

A PRIMEIRA COISA QUE FALTA É O BRASIL CONHECER A AMAZÔNIA” Ricardo Amorim, economista em entrevista para a edição 162 (setembro de 2023)

Em 2023, a PIM também aumentou sua presença nas redes sociais, especialmente no Instagram e LinkedIn, e, para 2024, o plano é ampliar sua presença nas redes sociais, utilizando-as, cada vez mais, como canais essenciais para o compartilhamento de informações e alcance de um público mais amplo.

Cobertura de grandes eventos na região e entrevistas exclusivas marcaram 2023

Em 2023, a PIM Amazônia participou e cobriu eventos de grande relevância regional, nacional e internacional, como os Diálogos Amazônicos e a Cúpula da Amazônia, ambos em Belém (PA), este último reuniu chefes de estado e lideranças de todos os países amazônicos, além de representantes dos demais países florestais em desenvolvimento.

No 20º CONAMARH, Congresso Amazônico de Recursos Humanos, em Manaus (AM), a PIM instalou um estúdio e lançou o ‘’Podcast PIM Amazônia”, que realizou entrevistas com diferentes representantes do universo coorporativo e empresarial.

A PIM também esteve em eventos como a Great Place to Work (GPTW) – edição Norte, realizada em Manaus (AM), uma premiação que, desde 1997, reconhece as “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil” e, há oito anos, reconhece também as empresas que são referência na Região Norte do País. Em São Paulo, a PIM Amazônia esteve na Eletrolar Show, a maior feira de bens de consumo da América Latina.
Em Belém (PA), a PIM teve ainda uma participação importante na Exposibram, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, considerado um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina, e realizado anualmente pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Mineração. Além da cobertura, a PIM esteve à frente do estúdio montado pela organização, conduzindo entrevistas com personalidades, incluindo o presidente do IBRAM, Raul Jungmann, para utilização tanto em podcast, quanto em vídeos do Instituto.

Esse mesmo estúdio foi utilizado para a Conferência Internacional da Amazônia e Novas Economias, que ocorreu de maneira subsequente no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém (PA), voltada para apresentações, debates e exposições de negócios, com a participação de autoridades, especialistas, investidores, organizações e lideranças que têm atuado com o tema na Amazônia, incluindo palestras do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, do 8º secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do ex-presidente da Colômbia, Iván Duque.

O diretor executivo da PIM Amazônia, Juarez Filho, também ressalta as entrevistas realizadas em 2023, com destaque para entrevista realizada em Brasília com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

“Entrevistar o vice-presidente tem um significado especial, pois é um pequeno sinal de que a Amazônia atrai, cada vez mais, a atenção dos grandes centros empresariais do país e, principalmente, do Governo Federal, que se mostra mais envolvido com o desenvolvimento da região que historicamente quase sempre foi relegada à própria sorte”, concluiu.

Sobre a Origem da PIM Amazônia

A primeira edição da Revista PIM Amazônia foi publicada em novembro de 2009. Naquele momento, a Editora Balponte, baseada em Manaus (AM), já publicava a Revista Norte Rural, que abordava a economia do setor primário na região e dava voz aos produtores rurais e demais atores envolvidos na agricultura, pecuária dentre outras atividades do setor.

Dessa experiência inicial com a economia da região e a dinâmica do setor rural, surgiu a ideia de aplicar o mesmo formato para a economia industrial, lançando a Revista PIM, com o objetivo de dar voz aos atores do Polo Industrial de Manaus e divulgar as oportunidades de investimentos e de desenvolvimento regional.

Em 2016, a Revista foi escolhida pelo Great Place to Work (GPTW) como parceira de mídia oficial da lista “Melhores Empresas para Trabalhar” na Amazônia. A Revista passou, então, por uma reformulação editorial e incluiu “Amazônia” em seu nome, ampliando sua circulação e abordagem com foco na economia dos estados da Região Norte. Desde então, a PIM vem crescendo, ampliando canais e o olhar para toda a Amazônia.

Publicidade

Últimas Notícias

Noruega anuncia doação de US$ 60 milhões ao Fundo Amazônia

Em reconhecimento aos esforços do Brasil com a redução do desmatamento da Amazônia em 31%, em 2023, a Noruega fará a doação de US$ 60 milhões, cerca de R$ 348 milhões na cotação desta segunda-feira (18), para o Fundo Amazônia. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Jonas Gahr Støre, neste domingo (17), durante a Conferência

Leia mais »

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima