A Portonave recebeu a nova Kalmar Eco Reach Stacker e se tornou o primeiro terminal na América Latina a adquirir a empilhadeira ecológica. A máquina tem como diferencial a redução de 40% da emissão de gases de efeito estufa, como CO2, NOX e SOX, sem comprometer a produtividade.
De acordo com a fabricante, a nova reach stacker pode reduzir o consumo de combustível em até 40%, se comparada com equipamentos mais antigos e em até 25% em comparação com os mais recentes. A empilhadeira começou a operar esta semana.
O equipamento utiliza Arla 32, que é agente redutor de líquido (Ureia 32,5%), responsável pela reação química que acontece dentro do catalizador, reduzindo a emissão de NOx (óxido de nitrogênio) nos gases de exaustão do motor. Além disso, outras inovações acompanham a Reach Stacker. A máquina é projetada para diminuir esforços desnecessários, com isso todo desgaste é reduzido.
Devido ao seu conjunto motor transmissão, diferente dos outros modelos utilizados no Brasil, o sistema otimiza o consumo de combustível e reduz a emissão gases poluentes. O novo modelo é usado para containers cheios e tem capacidade de elevação de até 45 toneladas. Além disso, pode empilhar 6 contêineres Dry e 5 HC.
Fonte: Portos e Navios