Por Waldick Júnior
Embora concentre grandes negócios, como a Zona Franca de Manaus, a produção agropecuária em Roraima e Rondônia, e a indústria extrativista no Pará, só para citar alguns exemplos, a região Norte ainda enfrenta sérios problemas logísticos em vias terrestres e fluviais. A pauta esteve no centro das discussões durante a Norte Export, evento sobre transporte e logística realizado em Manaus nos dias 3 e 4 de abril, no Quality Hotel, na Av. Mário Ypiranga, 1090 – Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.
De iniciativa da Brasil Export, fórum nacional de debates sobre o tema, o evento teve como anfitrião o Super Terminais, porto de cargas em Manaus que atende empresas da Zona Franca. A programação contou com discussões sobre as hidrovias do Rio Madeira e Amazonas, rodovia BR-319 (Manaus – Porto Velho), reindustrialização e Zona Franca, e mais.
“Essa região é altamente estratégica para o país e tem de ser vista assim, não apenas ficar falando como se fosse um modismo. E essa região precisa receber atenção da mesma forma de sua importância. A acessibilidade, as políticas públicas estratégicas e a integração dos modais, tudo é importante”, afirma à revista PIM Amazônia o presidente do Conselho da Norte Export, Sérgio Aquino.
Presente nos dois dias do evento, o CEO da Brasil Export, Fabrício Julião, classificou como “grata surpresa” a realização do evento pela primeira vez em Manaus.
“Nós encontramos terminais muito estruturados, como o Super Terminais, que fizemos a visita, e causou uma ótima impressão a toda a comunidade portuária e logística, inclusive, com uma preocupação ambiental, com seu investimento em guindastes elétricos, a questão da certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental) que eles conquistaram recentemente”, disse Julião à reportagem.
Destaques
Um dos destaques do primeiro dia do evento foi a participação do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Na fala de abertura, o gestor defendeu a ligação do estado a outras regiões do país por meio de “rodovias sustentáveis”.
“Há disposição do Governo do Estado de contribuir com logísticas que sejam sustentáveis e eu estou disposto a fazer isso. Amazonas e Roraima são os únicos estados que não têm ligação com o resto do país por rodovia. Por isso que eu digo que a discussão desse evento é oportuna para a gente discutir rodovias sustentáveis”, pontuou o governador, na ocasião.
Outra participação que contribuiu com o debate sobre logística foi a do titular interino da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Marcelo Pereira. Em sua fala, ele ressaltou tratativas com o governo federal para melhorar a logística da região.
“Precisamos tratar de rotas de escoamento de produção. Nós temos o modal mais promissor do mundo, que é o aquaviário. Mas nós subutilizamos esse modal. É um grande problema que precisamos enfrentar”, afirmou ele.
Eficiência
Para o diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, o evento foi uma excelente oportunidade para reunir o setor portuário dos sete estados do Norte e de outras regiões. O porto sediado em Manaus foi o grande anfitrião da conferência.
“Discutimos assuntos importantes como o fortalecimento da Zona Franca de Manaus, o modelo de concessão de hidrovias e os gargalos na área de escoamento das produções. Além disso, foi um encontro para debatermos sobre questões jurídicas que envolvem nossa atividade e práticas ESG”, disse à PIM Amazônia .
Toda a programação do evento foi transmitida ao vivo pelo YouTube e segue disponível gratuitamente. Para acessar, basta clicar AQUI