Revitalização do Centro, iluminação das áreas rurais e recuperação das vias do Distrito Industrial foram alguns dos temas abordados na 2ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM) que aconteceu na última terça-feira (22), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O encontro foi promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).
Tendo em vista que o FOPAZFM visa criar um ambiente para a articulação de melhorias e soluções para pautas econômicas no Polo Industrial de Manaus (PIM), nesta segunda reunião, as pautas foram apresentadas de forma a definir estratégias para ampliar e fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus, além de outros segmentos, a partir das sugestões recebidas em reuniões preparatórias realizadas entre a Semtepi e as federações.
O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, destacou a importância da integração e transversalidade do trabalho que está sendo realizado, “A nossa liderança tem como característica o foco no relacionamento voltado para a população e para as comunidades. O prefeito David Almeida sempre nos orienta em atender a todos com os nossos serviços e o fórum chega para aproximar a gestão pública municipal que, historicamente sempre esteve distante, e reparar essa discussão com a Zona Franca de Manaus”, destacou.
Na composição da mesa da reunião estavam presentes o secretário da pasta Radyr Júnior, o subsecretário de Assuntos Operacionais, Gustavo Igrejas; o vice-presidente Fieam, Nelson Azevedo; o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota; o secretário da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio da Cunha Freire; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Ademir Stroski; o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Comticdetre) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Alemão e o 2° vice-presidente da CMM, vereador Diego Afonso.
Finalidade
O órgão colegiado recém-criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, tem como finalidade principal promover e estimular a integração entre os segmentos econômicos da indústria, comércio e agropecuário, pilares da ZFM. Dentre as atribuições do FOPAZFM estão fomentar negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade, incentivar a agroindustrialização dos produtos locais, oportunizar ações voltadas ao desenvolvimento de programas de formação e capacitação, além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.
O fórum é permanente e composto por titulares e suplentes de vários órgãos e entidades, tendo a Semtepi como Secretaria Executiva. A primeira edição ocorreu no dia 27 de abril.
Pautas debatidas no 2° FOPAZAM
Regularização fundiária e georreferenciamento da gleba completa do Distrito Agropecuário (DAS) e Área de Expansão do Distrito Industrial (Aedi); recuperação das vicinais ZF4 e ZF5 e asfaltamento das vias da Área de Expansão do Distrito Industrial (Aedi); revisão de valores para taxa de iluminação pública; melhoria da iluminação pública; promover o Refis municipal; revitalização do Centro por meio das secretarias (ocupar prédios antigos: bombeiros, INSS, Basa, Correios, Receita Federal); adesão de Manaus ao Programa Garantia-Safra; iluminação da área rural; capacitação de mão de obra para as indústrias da ZFM; otimização do processo de licenciamento ambiental para a área rural e recuperação das vias do Distrito Industrial II (tapa-buracos).
*Informações Semcom
Foto: Marcely Gomes / Semcom