Prêmio concedido pela Associação Brasileira de Franchising e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, por intermédio do projeto Franchising Brasil, foi entregue às redes Chilli Beans, Espaçolaser, iGUi, Oakberry e Sobrancelhas Design – Grupo SD
São Paulo, julho de 2022 – A ABF – Associação Brasileira de Franchising e a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos condecoraram cinco grandes redes de franquias, vencedoras do Prêmio Destaque de Internacionalização 2022. Realizada no âmbito do projeto Franchising Brasil – fruto da parceria de mais de 15 anos da ABF com a ApexBrasil –, a premiação tem como objetivo consagrar as marcas que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do projeto, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização. Neste ano, segunda edição do Prêmio lançado em 2020, as redes vencedoras foram: Chilli Beans (Moda), Espaçolaser (Saúde, Beleza e Bem-Estar), iGUi (Casa e Construção), Oakberry (Alimentação) e Sobrancelhas Design – Grupo SD (Saúde, Beleza e Bem-Estar).
No último balanço anual do setor feito pela ABF, referente a 2021, o número de marcas nacionais presentes no exterior subiu de 163 para 183 (o equivalente a um avanço de 12,27% em relação ao ano anterior). Este total envolve todos os formatos de operação internacional: unidades próprias, franqueadas, máster franchising, desenvolvedor de área, exportação e joint ventures. O estudo apontou, ainda, que as redes made in Brazil também estão presentes em mais países: o número passou de 106 para 114.
De acordo com Natan Baril, diretor internacional da ABF, “todas as marcas brasileiras internacionalizadas merecem nosso respeito e as premiadas, nossas congratulações e reconhecimento. São redes cujos cases revelam sua maturidade, consistência e foco estratégico na expansão internacional. Elas são referência para todas as marcas que planejam fincar suas bandeiras em outros países e representam muito bem o DNA do franchising brasileiro, que leva produtos e serviços que atraem e encantam consumidores onde quer que estejam. Por meio do Prêmio desejamos também inspirar outras redes a expandirem mundo afora”, declara.
Os cases inscritos no Prêmio foram analisados pelo Comitê Gestor do Franchising Brasil, resultando em dez finalistas e nas cinco marcas vencedoras. As outras cinco redes finalistas foram: Calçados Bibi, Casa do Construtor, CleanNew, Hot n’ Tender e Hope. Tanto os cases das redes premiadas quanto as trajetórias internacionais das cinco finalistas foram reunidos num e-book exclusivo do programa Franchising Brasil, publicado em inglês e português. (Confira os cases vencedores abaixo).
Para Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da ABF e gerente executivo do Franchising Brasil, o processo de expansão internacional envolve cada vez mais o setor de franquias brasileiro. “Internacionalizar uma marca e expandi-la em mercados estrangeiros é um desafio que tem sido enfrentado com louvor por cada vez mais franquias brasileiras. É extremamente gratificante ver os esforços constantes e o crescimento de nossas marcas no exterior. Os trabalhos da ABF e da ApexBrasil, por meio do Franchising Brasil, como o Prêmio Destaque, são pensados para que possamos ampliar ainda mais a presença das redes nacionais pelo mundo”, afirma.
Projeto Comprador
Como parte das atividades do Franchising Brasil, a ABF e a ApexBrasil realizaram durante a ABF Franchising Expo (que integrou a Franchising Week e ocorreu de 22 a 25 de junho, em São Paulo), o Projeto Comprador. Por meio dele, ambas as instituições trouxeram cinco potenciais investidores de países vizinhos: três do Peru, um do Paraguai e um do Chile. Eles tiveram a oportunidade de conhecer na maior feira de franquias do mundo parte do mercado brasileiro e prospectar negócios. Para saber mais a respeito do projeto de internacionalização de marcas brasileiras, acesse o site www.abf.com.br/franchisingbrasil.
Confira um resumo dos cinco cases vencedores do Prêmio Destaque de Internacionalização 2022 do Projeto Franchising Brasil – ABF e ApexBrasil:
Chilli Beans
Criada em 1997, a Chilli Beans tornou-se a maior rede de franquia de modelos de óculos de sol, de grau e acessórios da América Latina. Atualmente com 981 unidades no Brasil e 55 no exterior, a marca se destacou por, entre outras ações, explorar a venda digital, na qual criou sete e-commerces internacionais em três meses e marcou presença massiva em marketplaces para venda de seus produtos; expandir em grande escala a distribuição em lojas de departamento, óticas e travel retail, e estruturar uma estratégia global de branding.
Espaçolaser
Uma das maiores redes de depilação a laser no mundo, hoje com 40 unidades no continente, a Espaçolaser está no mercado desde 2004 e foi a primeira empresa no segmento de serviços de estética a abrir IPO (ter suas ações negociadas em bolsa de valores). A rede destacou-se por iniciativas como: realização de estudos de mercado-alvo; seleção de parceiros locais; estruturação interna da empresa; adaptação regulatória fiscal e do modelo de negócios para adaptação em cada país, e criação de uma Joint Venture na Argentina, com um sócio local para gerir a operação com a administração do Brasil.
iGUi
Com 27 anos de mercado, a iGUi é líder mundial na fabricação e comercialização de piscinas reforçadas com fibra de vidro (PRFV). A rede mais internacionalizada do Brasil, conta atualmente com 284 unidades no exterior e 172 no País, com um total de 456 operações, além de 17 fábricas de piscinas que abastecem a rede pelo mundo, localizadas na Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos. O case premiado da iGUi destaca, entre outras ações: investimentos em tecnologia e inovação; participação em feiras internacionais, divulgação em mídias sociais e criação de estratégias de captação de leads, que resultaram na conquista de novos franqueados.
Oakberry
Criada para suprir uma demanda pouco atendida no mercado, o fast-food saudável, a Oakberry foi pensada nos Estados Unidos e iniciou suas operações no Brasil em 2016. Utilizando o açaí como base de seus bowls e smoothies, a OAK, como também é conhecida, foi a primeira marca brasileira a ser convidada para o Super Bowl, e chegou a 2022 com 473 unidades, das quais 115 estão no exterior. Entre suas ações de destaque estão: padronização de produtos; definição do fluxo de exportação do açaí; análise de mercado local/cultura para definição de cardápios em cada país e branding desenvolvido de forma global.
Sobrancelhas Design – Grupo SDConsolidado como líder absoluto no segmento de prestação de serviços e produtos especializados para sobrancelhas, o Grupo SD é detentor das marcas Sobrancelhas Design, Eyebrow Design, SD MAKE-UP e Instituto SD. Atualmente, são 189 unidades ativas no Brasil e 31 implementadas no exterior. As iniciativas que destacaram a rede foram: levantamento de materiais, pesquisa no setor e reunião de dados do próprio Grupo SD sobre estratégias utilizadas em sua expansão internacional, inclusive durante o auge da pandemia.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.500 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Fonte: DFREIRE Comunicação & Negócios