Natureza e ciência são protagonistas na Semana do Meio Ambiente realizada no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação iniciou na segunda-feira (5) e contou com a participação de escolas locais e visitantes. Na oportunidade o público pode mergulhar em um mundo repleto de conhecimento e beleza natural.
Desde segunda-feira (5), os visitantes puderam explorar, conhecer e conferir alguns projetos de pesquisas realizados no Inpa. Na Live: Animais do Bosque, atividade de abertura da Semana do Meio Ambiente, o público pode conhecer um pouco mais sobre os animais que o Bosque da Ciência abriga. Além de aprender sobre a biologia, comportamento, alimentação e cuidados com a fauna silvestre do espaço.
A programação conta com diversas atividades voltadas para a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas pelo Inpa. A exemplo, a oficina de colorir do Projeto BioClimAmazônia. Crianças e adultos são convidados a dar vida e cor aos animais da herpetofauna (anfíbios e répteis) que habitam na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. Ao mesmo tempo, aprendem sobre como as mudanças climáticas afetam o modo de vida desses animais.
Raimunda de Oliveira visitou o Bosque pela primeira vez com a família, trouxe as filhas e os netos para apreciarem e se divertirem no espaço. Para ela, a experiência é incrível e ensina as pessoas sobre a necessidade de conservar lugares como estes.
“Aqui, temos a sorte de ter essa floresta dentro da cidade, em locais únicos como este, pois fora daqui não temos algo semelhante. É por isso que eventos como esse são tão valiosos, pois nos permitem aprender e apreciar a natureza que nos cerca. Acredito que esse contato com a natureza, desde cedo, é fundamental para despertar neles o amor e o respeito pelo meio ambiente”, pontua a visitante.
Programação de sexta-feira
As atividades continuam na sexta-feira (9), para saber mais sobre as atividades, datas e horários, acesse o PDF e confira a programação completa. O Bosque funcionará normalmente no fim de semana, mas sem as atividades da Semana do Meio Ambiente.
Fonte: INPA