Redes de franquias pegam carona no maior torneio de futebol mundial e apostam em promoções para atrair o consumidor

Segundo dados da CNC as vendas para o período dos jogos devem chegar a R$ 1,48 bilhões

Por Letícia Fernandes / DFreire

Neste ano, todos os segmentos do varejo, incluindo as franquias têm mais outro motivo para realizar promoções que prometem alavancar ainda mais as vendas. O maior torneio de futebol do mundo que, excepcionalmente, acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro, vem trazer ainda mais otimismo às projeções que já eram boas.  

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) as vendas para o período dos jogos devem chegar a R$ 1,48 bi. Caso isso se concretize, o mercado deve registrar um faturamento 7,9% maior em comparação com a edição de 2018 do evento, na Rússia. Além disso, um levantamento recente pela Behup relaciona o consumo durante o torneio com o da Black Friday e aponta que as categorias que lideram a expectativa deste ano são roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras de supermercado (14%).

E como alimentação e o setor de foodservice estão também diretamente relacionados a reunir amigos e família para torcer, um estudo realizado pela consultoria especializada no setor, Galunion, apontou que 58% das representantes de redes que atuam no setor estão com planos de lançar produtos focados no evento. Dessa forma, a pesquisa de operadores revela que muitos negócios estão pensando de forma antecipada neste evento, pois quase 60% dos ouvidos estavam planejando ter novos pratos e novidades justamente para este período, o que reforça uma positividade com relação aos jogos. 

Confira abaixo o que as franquias planejam para ajudar a engrossar o coro da torcida e a empurrar a seleção brasileira na busca pelo primeiro lugar do pódio:

Água Doce Sabores do Brasil

A Água Doce Sabores do Brasil criou diferentes ações para que os torcedores possam aproveitar os dias de jogos do campeonato. No restaurante de Tupã, no interior de São Paulo e considerada a loja modelo da rede, os clientes podem contar com promoções para torcer durante os jogos do Brasil.

A primeira é o chope promocional com valor de R$ 5,99 nos horários das partidas da seleção brasileira; a outra é o gol premiado, que para a cada gol brasileiro, será sorteado um voucher de consumo no valor de R$ 100 para ser usado em uma próxima visita à casa. Além da unidade de Tupã, demais lojas da Água Doce podem promover iniciativas semelhantes. Para verificar essa questão em outros endereços da marca, é necessário entrar em contato com a unidade mais próxima.

Além da ação promocional e voucher para cada gol do Brasil, a partir de 15 de novembro, a rede conta com a campanha ‘Doce Camisa Doze’. Em parceria com a Ambev, os colaboradores de todas as unidades da Água Doce receberam uma camisa comemorativa para celebrar junto com os consumidores. Para deixar o clima ainda mais verde e amarelo, os pratos e porções serão servidos com uma bandeirinha em homenagem à seleção brasileira e as unidades estarão enfeitadas com faixas, bandeiras e luzes que representam o País.

Busger 

A rede de hamburguerias Busger criou burgers especiais para a Copa do Mundo. As inspirações foram os ídolos do futebol: Ademir da Guia, o ‘Divino’, consagrado pelo Palmeiras; Aloísio Chulapa, centroavante que brilhou no São Paulo; e Biro-Biro, volante polivalente do Corinthians. A partir de 01/11 será possível saborear: o Chulapa (pão australiano recheado com um hambúrguer 100% Angus, blue cheese derretido, maionese apimentada e creme de carne seca); o Divino (pão branco, hambúrguer 100% Angus, muçarela derretida, maionese de manjericão, molho de tomate e fatias de pepperoni); e o Biro-Biro (hambúrguer 100% Angus, american cheese, disco de mac’n cheese empanado e maionese da casa no pão de hambúrguer). 

As novidades estarão disponíveis nos 13 endereços do Busger, que também lança uma campanha com participação dos ex-jogadores. 

Casa do Celular

Aproveitando o torneio, algumas das 174 unidades espalhadas em todo o País irão distribuir camisas personalizadas do Brasil como brinde pelas vendas dos celulares.

Calçados Bibi

Pensando nos pequenos torcedores, a Calçados Bibi traz opções para as crianças torcerem com estilo durante os jogos O Bibi Roller na versão 2.0 é o tênis comemorativo do evento. Com solado que leva a bandeira do Brasil e cabedal com detalhes que remetem a uma bola de futebol, o calçado, que custa R$ 189,90, está disponível nas cores preta, azul e rosa, além de contar com um design mais discreto que permite ser utilizado em diversas ocasiões.

Já nos dias mais quentes, a sandália Copa Summer Roller Light é uma opção para que as crianças possam comemorar a participação da Seleção Brasileira no torneio. Com as cores azul, verde, amarelo e fechamento em velcro com estampa de bola de futebol, o modelo é versátil e permite que os pezinhos respirem com segurança e conforto. O item custará R$ 229,90.

Uma alternativa é o chinelo Bibi Sun, que conta com opções em tonalidade rosa na versão feminina e preta para os meninos, além da bandeira do Brasil na correia. O produto chega às lojas custando R$ 99,90. Além dos calçados, a Bibi oferece um pin em formato da bandeira brasileira para que as crianças personalizem seus produtos. O acessório será comercializado por R$15,90. Todos os produtos da Copa do Mundo estarão disponíveis nas mais de 130 lojas da Bibi e no e-commerce.

Divino Fogão

A abertura do torneio será em 20 de novembro com o jogo entre Catar e Equador. Para celebrar a participação do Brasil no campeonato, o Divino Fogão, rede conhecida pela culinária da fazenda, lança a partir de 7 de novembro um cardápio com sete pratos típicos dos países participantes do evento, além das famosas receitas brasileiras, para que que os torcedores possam aproveitar junto com a família e amigos durante os jogos do torneio.

Além disso, para compor as ações comemorativas do torneio, a marca elaborou uma campanha que se inicia no mesmo dia da primeira partida do evento. A dinâmica da ação oferece ao consumidor que comprar uma porção de petisco, dois chopes da marca Brahma de 300ml cada. As duas iniciativas são opcionais em toda a rede, por isso é necessário consultar as unidades para verificar a disponibilidade e celebrar junto com seu time preferido.

Dot Bank

Entre os 21 e 25 de novembro ao contratar o plano DOTFREE de maquininha do Dot Bank, o cliente compra o terminal e ganha os três primeiros meses gratuitos no software de gestão Dot Bank ERP – sistema integrado ao banco que tem foco em ganho de performance. Para participar dessa condição, o empresário precisa postar uma foto nas redes sociais com a bandeira/camisa do Brasil, marcar o @dotbankoficial com a #copadotbank.

Fast Escova

Uma das maiores redes de escovaria do Brasil, a Fast Escova estará com combos específicos de serviços para serem vendidos durante a Copa.

FiChips Food

A rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido  fará campanha especial para a Copa do Mundo. O objetivo é reunir os clientes nas unidades FiChips para torcerem e assistirem aos jogos da seleção brasileira. A campanha intitulada #juntospelaseleçao contará com um ambiente todo decorado de verde e amarelo, além de comercializar o lanche London Seleção (combo de hambúrguer temático mais batata frita e soda Fichips).

Love Gifts

Já a Love Gifts criou uma campanha promocional, em que compras a partir de R$ 169,90, o consumidor ganhará de brinde um copo personalizado da Copa”.

Mana Poke

A rede de franquias de comida havaiana Mana Poke entrou no clima da Copa do Mundo 2022, e na torcida pelo hexacampeonato da seleção brasileira, com o lançamento do programa de fidelidade “Mana na Copa”. A campanha, que já está valendo em toda rede de franquias com 31 lojas instaladas no Brasil, irá presentear os clientes com brindes e sorteios até o final da Copa, que acontecerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, no Qatar.

No programa, o cliente ganha um cartão de fidelidade em que cada poke consumido vale um selo. Ao acumular 10 selos,  o cliente ganha um boné personalizado com as cores verde e amarelo e com o logo da campanha “Mana na Copa”. Ainda, para quem participar, serão realizados sorteios, pelo Instagram da rede, de kits Copa contendo pokes, bolsa térmica e cervejas geladas.

Megamatte

A rede fará uma promoção especial para a Copa do Mundo: de 21 de novembro a 18 de dezembro, o cliente que comprar um mate de 300ml mais um pão de queijo grande por R$ 9,90, e quiser pagar mais R$ 3,00, leva um mate de 500 ml.

Milon

Para celebrar a participação do Brasil no campeonato, a Milon preparou duas opções para que as crianças vibrem junto com a seleção brasileira. A blusa feminina com fundo branco traz em lantejoulas azuis o nome do Brasil e em amarelo as estrelas que representam os títulos conquistados pelo time de futebol.

Já para o modelo masculino, a camiseta conta com detalhes em azul nas mangas e na gola, além da bandeira brasileira. As peças que custam R$79,90 na versão para as meninas e R$ 84,90 para os meninos contam com tamanhos que vão do 1 ao 14 e estão disponíveis desde outubro em todas as lojas da Milon e no e-commerce da marca.

Para quem prefere algo mais focado nas cores verde e amarelo, a marca também disponibiliza uma variedade de camisetas, bermudas, vestidos e conjuntos e demais itens produzidos nestes tons.

Seguindo as tendências europeias, a Milon conta com uma linha essencial, que complementa o vestuário das crianças, sem perder a essência da empresa em oferecer produtos em malhas, com detalhes exclusivos e sofisticados, além de alto valor percebido.

Pablo Ba

A franquia especializada em pavlovas e suspiros, prepara para a Copa do Mundo pirulitos tematizados com as cores da bandeira do Brasil.

Pormade Portas

Para a Copa do Mundo de Futebol, a empresa vai oferecer, a partir do dia 1º de dezembro, uma ação de personalização das portas laqueadas e, as com impressão em HD, nos temas, cores e desenhos relacionados à seleção brasileira. A Pormade é pioneira no setor de franquias e showrooms na venda de kits prontos e avulsos de portas, rodapés, biombos, papéis de parede, fechaduras e outros acessórios. Com sede em União da Vitória (PR), atualmente, a marca possui 46 lojas, localizadas nos estados do PR, SC, RS, SP, MG, RJ, MT, MS, GO, TO e no DF.

Santo Santo Santo

A franquia especializada em artigos religiosos para presentes e decorações acaba de lançar uma linha especial de produtos. Trata-se do Kit Brasil, que são três pulseiras de silicone nas cores verde, azul e amarelo, com os dizeres gravados: “Ordem e Progresso” e “Sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor”. O kit custa R$ 40,00 e ainda acompanha um encarte de todos os jogos da Copa do Mundo, no qual é possível preencher as chaves e acompanhar cada rodada.

Há ainda um QR Code com a playlist das músicas da Copa. Durante esse período até o final dos jogos também serão comercializados outros produtos relacionados ao tema, como pulseiras, colares, chaveiros e imagens pintadas nas cores verde, azul e amarelo. As vendas ocorrem nas unidades da franquia e no site da marca.

Sterna Café

A Copa do Mundo de Futebol está prestes a ter o apito inicial e para manter o torcedor uniformizado para acompanhar os jogos, a Sterna Café dá início, a partir de 01 de novembro, a promoção que sorteia 20 camisetas oficiais da Seleção Brasileira de Futebol.

A cada 10 cafés consumidos nas unidades Sterna Café, com os diversos métodos da marca, o cliente recebe um número da sorte para concorrer ao prêmio, que terá sorteio pela Loteria Federal no dia 12 de novembro.

Os cafés da Rede Sterna de Café são de grãos especiais, oriundos de fazendas brasileiras, com métodos utilizados no mundo todo. A ação ocorre em todas as unidades Sterna Café, no Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Stonia Ice Creamland

A Stonia Ice Creamland acaba de lançar sorvetes temáticos da Copa, que terão sabores exclusivos com temas de alguns países participantes do Mundial. Faltando um mês para o início da Copa do Mundo 2022, a rede de gelaterias anunciou o lançamento dos novos sorvetes temáticos da principal competição de futebol do mundo. São seis opções temáticas: Gateau Brasil (Com cocada), Gateau Suiça (Com brownie) e o Gateau Stonia Argentina (Com doce de Leite), além dos gelatos feitos na pedra gelada: Japão, Qatar e Bélgica.

Quanto aos sabores, cada sorvete possui ingredientes característicos de cada país. O Gateau Brasil conta com Gateau Stonia sabor Cocada, Gelato Stonia e calda, fios e pedaços de goiabada. Já o Gateau Suiça tem em sua composição o Gateau Stonia, calda de brigadeiro, gelato de chocolate belga, fios de Nutella e chocolate em pedações. Já o Gateau Argentina é composto por Gateau Stonia de Doce de Leite, calda de leite em pó Ninho, Gelato Stonia, fios de doce de leite e o tradicional alfajor para finalizar. (R$45 gateau para duas pessoas e R$27 gateau para uma pessoa).

Já na linha Coffeland, destinada para amantes de café, a rede apresentou ainda três novas opções, como: Waffle EUA (waffle, cream cheese, ovos mexidos e bacon crocante, R$20), Croissant Alemanha (croissant, pepperoni, cream cheese e cheddar, R$24) e Croissant França (croissant, Nutella e morangos frescos, R$20).

O gelato na pedra do Japão conta com gelato de vanilla, cookies e calda de frutas vermelhas (R$17), o Qatar possui gelato de vanilla, brownie e amêndoas (R$17), e o Bélgica é composto por gelato de chocolate belga, oreo e calda de chocolate (R$17).

Os sabores especiais Copa do Mundo estão sendo comercializados entre os dias 18/10 e 18/12, em todas as unidades da Stonia Ice. A rede conta com lojas em São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Balneário Camboriú, totalizando 20 unidades abertas e três em obras, dentre elas a primeira do estado do Maranhão, na região Nordeste do país.

SULTS

Pensando em centralizar diversas ferramentas em um único sistema voltado para as redes de franquias, a SULTS recomenda que franqueadora e franqueados estejam atentos a datas de grande expectativa, como Copa do Mundo e a Black Friday.

Com foco na governança, a companhia conta com mais de 300 clientes, que representam cerca de 80 mil usuários do sistema em todo Brasil, e garante uma comunicação eficiente e essencial para o sucesso de campanhas temáticas.  Os 20 módulos integrados disponibilizam várias soluções para controlar toda a jornada do usuário, resultando em um controle ágil e eficiente. 

Twice – Rhyzos Educação

Rede de microfranquias de ensino bilíngue que, por meio de um sistema eficiente, oferece material didático completo, autoral e lúdico para as escolas que desejam ter uma educação bilíngue. Para a Copa do Mundo, a rede está oferecendo seis meses de isenção de royalties fixo.

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima