Representantes da sociedade civil entregam a faixa presidencial a Lula

Após receber a faixa, Lula se dirigiu ao Parlatório do Planalto, onde faz um discurso à nação

Por Gabriel Ferneda / CNN em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na tarde deste domingo (1º) a faixa presidencial.

Após sessão solene no Congresso Nacional, presidida pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Lula se deslocou com o Rolls-Royce presidencial até o Palácio do Planalto para receber a faixa.

Tradicionalmente, a entrega da faixa era feita pelo presidente que estava deixando o cargo. No entanto, tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o ex-vice presidente general Hamilton Mourão se recusaram a participar da cerimônia.

Desta maneira, a equipe do petista optou por escolher um grupo de pessoas da sociedade civil para passar a faixa a Lula.

O grupo foi composto por uma criança negra, um representante de pessoas com deficiência, uma catadora de lixo, o cacique Raoni Metuktire, um metalúrgico do ABC, um professor de língua portuguesa, um cozinheiro e um artesão.

Após receber a faixa, Lula se dirigiu ao Parlatório do Planalto, onde faz um discurso à nação. Em sua mensagem, o presidente afirmou que vai “governar para 215 milhões de brasileiros”, e não somente para quem votou nele. Disse também que fará uma gestão “sem olhar pelo retrovisor”.

Durante o discurso, Lula esteve acompanhado da primeira dama, Rosângela da Silva, a Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin e da mulher dele, Lu Alckmin.

Participantes da passagem da faixa ao presidente Lula

  • Presidente Lula recebe faixa presidencial de forma inédita, com “cordão humano” formado de sete representantes da população brasileira; conheça cada um deles. Foto: Reprodução / CNN
  • Francisco tem 10 anos, mora em Itaquera, periferia de São Paulo. Foto: Divulgação
  • Aline Sousa, tem 33 anos, catadora desde os 14 anos e a 3ª geração de catadora na família. Foto: Divulgação
  • Cacique Raoni Metuktire, que dedicou sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Foto: Divulgação
  • Weslley Viesba Rodrigues Rocha, de 36 anos, é metalúrgico do ABC desde seus 18 anos, Foto: Divulgação
  • Murilo de Quadros Jesus, 28 anos, é professor, formado em letras e mora em Curitiba. Foto: Divulgação
  • Cozinhar é a paixão da dona Jucimara Fausto dos Santos, paranaense nascida em Palotina e hoje morando em Maringá. Foto: Divulgação
  • Ivan Baron, jovem potiguar que, aos 3 anos de idade, teve meningite viral, doença que causou a sua paralisia cerebral. Foto: Divulgação
  • Flávio Pereira, 50 anos, é artesão, nascido em 7 de maio de 1972, natural de Pinhalão, estado do Paraná. Foto: Divulgação

Entrevistas

Rolar para cima