Restaurante do futuro une tecnologia, experiência e alimentos naturais

Apresentado no Latam Retail Show, espaço cria uma jornada que integra a tecnologia e entrega uma experiência ao cliente

Imagine entrar em um restaurante e ser recebido por um simpático robô te dando as boas-vindas e oferecendo as opções de serviços e produtos. Depois, fazer seu pedido em um totem e, enquanto espera, jogar um pouco de futebol em um tapete interativo tridimensional.

Fotos: Larissa Feria e Gabrielly Mendes

Essas tecnologias e soluções são uma parte do restaurante do futuro, que foi apresentado no Latam Retail Show 2022, maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina, que segue até quinta-feira (15) no Expo Center Norte, em São Paulo.

“O restaurante do futuro constrói uma jornada que integra a tecnologia de uma maneira sutil e quase que invisível. Na hora de fazer uma refeição ou tomar um drink, você quer curtir. Não quer ser invadido por uma série de dispositivos. É preciso ter um contexto de experiência que te abraça”, afirma Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, que também é curadora no Latam Retail Show e no Food Biz Summit.

Por outro lado, explica Cristina, é preciso fazer a gestão de tudo isso, com monitoramento com câmeras e dispositivos inteligentes que vão dizer as preferências do cliente. “Esse tipo de gestão estratégica baseada em tecnologia já acontece há bastante tempo no varejo, mas no foodservice não. É essa disrrupção que queremos promover”, diz.

Já a comida do restaurante do futuro deve integrar o que é prioridade para o consumidor, inclusive com a possibilidade de personalização, como uma opção vegana. “É preciso integrar e entregar uma proposta que relaxe o cliente. O cliente quer uma mistura do artesanal com a praticidade do dia a dia”, destaca Cristina.

Tendências de soluções

Fotos: Larissa Feria e Gabrielly Mendes

Entre as tendências de tecnologia no foodservice estão os totens de autoatendimento, que permitem que o cliente faça seus pedidos e realize o pagamento sem a necessidade de um atendente.

“A tecnologia vem para acelerar as iniciativas dos restaurantes no Brasil e entre as vantagens para o restaurante é ter um ponto focal único, preço diferenciado e modelo de gestão enxuta”, afirma Emerson Giannini, vice-presidente Comercial da E-Deploy, que atende redes como Burger King, Outback e Johnny Rockets.

Fotos: Larissa Feria e Gabrielly Mendes

A VIP Systems apresentou três tecnologias no restaurante do futuro do Latam Retail Show: o tapete interativo tridimensional, um cardápio em três dimensões e um dashboard para gestão de restaurante.

“O tapete interativo funciona com uma câmera e um projetor e tem várias opções de jogos e opções, que podem ser usadas em um espaço pequeno, como um jogo de futebol ou um piano para ser tocado com os pés. Já temos alguns disponíveis e também podemos personalizar”, afirma Teodoro Mendes Neto, analista de suporte da VIP Systems.

Outro ponto que a tecnologia é utilizada no restaurante do futuro é o monitoramento e a centralização da documentação através de uma plataforma que traz alertas sobre prazos e vencimentos.

“Além disso, temos um time de especialistas que ajudam na obtenção e renovação de documentos”, explica Cleober Fazani, cofundador e diretor de novos negócios e expansão da Sanity Consultoria.

Imagens: Larissa Feria e Gabrielly Mendes

Fonte: Mercado&Consumo

Publicidade

Últimas Notícias

Noruega anuncia doação de US$ 60 milhões ao Fundo Amazônia

Em reconhecimento aos esforços do Brasil com a redução do desmatamento da Amazônia em 31%, em 2023, a Noruega fará a doação de US$ 60 milhões, cerca de R$ 348 milhões na cotação desta segunda-feira (18), para o Fundo Amazônia. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Jonas Gahr Støre, neste domingo (17), durante a Conferência

Leia mais »

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima