Foi sancionada na última sexta-feira (5), em Rio Branco, capital do Acre, a Lei 2434, que dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A nova tecnologia de conectividade 5G já foi lançada comercialmente no Brasil e deve ganhar maior alcance com novas radiofrequências a partir de 2022, por meio do conceito de Município Inteligente. Carros autônomos e telemedicina são alguns serviços que podem ser concretizados a partir do 5G, por sua característica de altíssima velocidade de transmissão.
O prefeito Tião Bocalom disse estar muito feliz por Rio Branco ser uma das primeiras cidades da Região Norte a implantar a tecnologia 5G e explicou como ela ajudará, na prática, a gestão e a população de um modo geral.
“Significa mais velocidade na internet. Chegando a 5G é possível um médico lá da Alemanha operar alguém aqui em Rio Branco, isso é tecnologia 5G. Não tenho dúvida que para o nosso serviço da prefeitura, para a área de saúde, para a educação, para a assistência social, é fundamental termos uma comunicação mais rápida, onde as coisas possam acontecer”.
Fonte: Assecom Rio Branco
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil