“Se você não for competitivo, não vai exportar”, aponta Nicola Minervini

\"entrevista\"

Especialista italiano destaca pontos cruciais para potencializar internacionalização

O especialista italiano em Negócios Internacionais e autor do best seller mundial ‘O Exportador’, professor Nicola Minervini, concedeu entrevista exclusiva à Revista PIM Amazônia. Ele esteve recentemente em Manaus, por convite da MB Consultoria, para ministrar o curso de ‘Exportação e Internacionalização de Alta Performance’. Nesta entrevista, ele compartilha suas experiências com exportação e aponta recomendações para quem deseja iniciar a exportar. O professor detalha também sobre os principais erros dos exportadores e dá dicas para as pequenas e médias empresas que querem exportar.

Especialista italiano destaca pontos cruciais para potencializar internacionalização

\"entrevista\"O especialista italiano em Negócios Internacionais e autor do best seller mundial ‘O Exportador’, professor Nicola Minervini, concedeu entrevista exclusiva à Revista PIM Amazônia. Ele esteve recentemente em Manaus, por convite da MB Consultoria, para ministrar o curso de ‘Exportação e Internacionalização de Alta Performance’. Nesta entrevista, ele compartilha suas experiências com exportação e aponta recomendações para quem deseja iniciar a exportar. O professor detalha também sobre os principais erros dos exportadores e dá dicas para as pequenas e médias empresas que querem exportar.

Ele destaca que há anos somos ‘escravos’ da taxa cambial, considerando uma verdadeira gangorra: se exporta quando o câmbio está ‘favorável’, não se exporta  quando o câmbio se traduz em menos reais para receber por cada dólar. Além disso, segundo ele, há anos que reclamamos da infraestrutura (portos, rodovias, etc). “Claro que isso atrapalha, claro que tudo isso não ajuda a competir. Foi resolvido algo? Tem esperança de resolver isso em curto prazo?”, questiona ele. Confira a entrevista na íntegra a seguir:

Para ver a matéria completa garanta esta edição da Revista PIM Amazônia, ou faça sua assinatura.

Entrevistas

Rolar para cima