Por Waldick Júnior
Encerrou nesta quinta-feira (6) uma agenda de dois dias do secretário nacional de Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, em Manaus (AM). A pedido do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, o secretário visitou fábricas do Polo Industrial e se reuniu com empresários do setor.
A visita à capital amazonense acontece duas semanas após a primeira reunião do ano (e do novo governo) do Conselho de Administração da Zona Franca de Manaus (Suframa), presidida por Alckmin. Na ocasião, o vice-presidente brasileiro chamou o modelo econômico de “Zona Franca do Brasil” e defendeu a preservação das atividades econômicas atuais, como a indústria.
Acompanhado do superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira, Uallace Moreira visitou as fábricas da Samsung Eletrônica da Amazônia, Caloi Norte S/A, Moto Honda da Amazônia e LG Eletronics – empresas com participação expressiva no faturamento do Polo Industrial. Houve também uma visita ao Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. A agenda continuou nesta quinta-feira (6) com visitas às fábricas da Yamaha e Midea Carrier.
Durante a noite, o secretário do Mdic participou de um jantar realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), com a presença de empresários do setor, do superintendente interino da Suframa Marcelo Pereira e dos deputados federais Saullo Vianna (UB-AM) e Sidney Leite (PSD-AM). Ambos integram o Grupo de Trabalho do Congresso que discute a nova Reforma Tributária, tema sensível à Zona Franca.
Para o presidente da Fieam e anfitrião do jantar, Antonio Silva, a reunião foi “exitosa”. Segundo ele, o secretário nacional fez uma “excelente apresentação” sobre a maneira como o Mdic vai atuar e como a Zona Franca de Manaus está incluída nos planos de reindustrialização.
“Ele se colocou à disposição e ressaltou temas que são muito importantes para nós, como a pesquisa e desenvolvimento. Foi um encontro muito positivo e tenho certeza que ele saiu com muito mais conhecimento sobre o nosso modelo econômico, como tudo é real e um negócio de sucesso”, disse ele.
À comunicação da Suframa, o secretário do Mdic disse que o ministro Geraldo Alckmin ligou para ele e passou as demandas da Zona Franca quando ainda estava em Manaus.
“Ele ligou daqui mesmo para passar as orientações para que a gente tivesse a preocupação e o foco na questão do PPB, na questão do PD&I, na questão da Lei de Informática”, afirmou Uallace Moreira, garantindo que as demandas estão sendo tratadas como prioridade.
Currículo
Professor adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Uallace Moreira atua na área de economia internacional, história econômica e economia brasileira. Tem como áreas de estudo o desenvolvimento industrial brasileiro e da Coreia do Sul. Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pesquisador visitante do Korea Institute for Internacional Economic Policy (Kiep).