Segundo trimestre da indústria é fraco em lançamentos

Os resultados de 2022 estão próximos aos observados em 2017. Espera-se que inicie nos próximos meses um momento de reversão nesta tendência.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresenta desestímulo da indústria nacional em lançar produtos no segundo trimestre deste ano. “Continuamos com os resultados do ano em patamares abaixo do realizado em 2021, sinalizando uma desaceleração no processo de recuperação da confiança pós-pandemia​\”, comenta Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

No comparativo trimestral (gráfico abaixo), é possível observar que os primeiros dois trimestres do ano foram de queda no indicador diante do mesmo período de 2021, que teve resultado elevado. De acordo com as movimentações históricas do indicador, espera-se que essa tendência seja revertida ou ao menos amenizada no próximo trimestre.

Já o indicador acumulado em 12 meses, apresenta queda desde quando atingiu um pico de 13,3% no mês de junho de 2021. Os resultados de 2022 estão próximos aos observados em 2017. Espera-se que inicie nos próximos meses um momento de reversão nesta tendência.

\"\"

Resultados regionais

A intenção de lançamento de produtos para o segundo trimestre de 2022 foi abaixo do realizado no mesmo período de 2021 para quase todo o país, com exceção ao Centro-Oeste, que apresenta crescimento nos dois primeiros trimestres do ano. As demais regiões acumulam ao menos dois trimestres de queda no indicador. Na análise acumulada de 12 meses, a região Norte é a que apresenta o pior resultado, com queda acumulada de -15,3%

\"\"

Variação trimestral setorial

Os resultados setoriais também apresentaram queda na maior parte dos setores, com exceção do setor têxtil que obteve crescimento de 39,1% no segundo trimestre de 2022. Da mesma forma, na análise de 12 meses, dos cinco setores analisados, quatro apresentaram queda no período e somente o setor têxtil apresentou um quadro próximo da estabilidade, com crescimento de 0,9%.

\"\"

Entenda o índice

Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

  • ORIGINAL : dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês
  • DESSAZONALIZADO: série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas)
  • O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
    • Todo 1º dia útil do mês
    • Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
    • Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
    • Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
    • Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
    • Número Índice (Base: média de 2012 = 100)

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais.

Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.

Fonte: DFreire Comunicação e Negócios

Entrevistas

Rolar para cima