Seminário discute potencialidades e desafios para integração entre o Porto de Chancay e a ZFM

A Suframa promoveu, na manhã desta quinta-feira 19, no auditório da Autarquia, o seminário “Porto de Chancay: Oportunidades e Desafios para Integração com a Zona Franca de Manaus e Amazônia”. O evento, realizado em parceria com a embaixada do Peru no Brasil, discutiu os benefícios e desafios da nova estrutura portuária para a integração comercial na região, destacando a criação de uma rota direta de transporte entre o Porto de Chancay e Manaus, com potencial para reduzir significativamente o tempo de transporte de cargas provenientes da Ásia.

Entre as autoridades presentes, estavam o superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva; o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio; o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; o secretário-adjunto de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, Marcelo Ribeiro Moreira; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Serafim Corrêa. “O seminário sobre o Porto de Chancay representa um passo fundamental para fortalecer a integração comercial entre a Zona Franca de Manaus e a Amazônia, abrindo novas oportunidades de desenvolvimento econômico e facilitando o fluxo de mercadorias entre a América do Sul e a Ásia”, salientou Bosco Saraiva.

A primeira apresentação foi realizada pelo representante do Ministério do Planejamento e Orçamento, Marcelo Ribeiro Moreira, que abordou as cinco rotas de integração sul-americana definidas pelo governo brasileiro, enfatizando as rotas 1 (Ilhas das Guianas), 2 (Amazônica) e 3 (Quadrante Rondon), as quais tem Manaus como roteiro central. O secretário-adjunto também mencionou o alfandegamento pleno do porto de Tabatinga, informando que o governo federal está buscando soluções para os gargalos administrativos, como o aumento da presença de auditores fiscais na região por meio de concursos públicos. “Um exemplo da necessidade dessas rotas é a compra de azeitonas do Peru por Rondônia, que precisou passar pelo Porto de Santos, resultando em um percurso adicional de mais de 650 quilômetros”, explicou Moreira.

O presidente do Conselho de Administração da Autoridade Portuária Nacional do Peru, Juan Carlos Paz Cárdenas, apresentou um panorama da estrutura portuária do país, enfatizando a capacidade operacional de seus 60 portos e a disponibilidade do governo para parcerias com o setor privado. Cárdenas também detalhou as potencialidades e desafios de cinco rotas potenciais para interligação entre Chancay e Manaus, que incluem interligações rodoviárias através dos terminais portuários de Yurimaguas, Pucallpa, Saramiriza, Matarani e Puerto Maldonado.

Em seguida, o gerente de Relações Institucionais da Cosco Shipping Ports Chancay, Gonzálo Ríos, apresentou as potencialidades do Porto de Chancay, que ocupará uma área inicial de 141 hectares e terá um movimento anual entre 1 a 1,5 milhão de TEUs (unidade padrão para calcular o volume de contêineres). Ríos destacou, ainda, o crescimento exponencial do comércio entre a América do Sul e a China, que aumentou 35 vezes entre 2000 e 2022, enquanto que para outras partes do mundo o aumento foi de apenas quatro vezes.


Medidas – No encerramento, a diretora-geral de Facilitação de Comércio Exterior do Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru, Claudia Parra, enfatizou a importância de implementar medidas que potencializem o comércio entre os dois países, como a habilitação do Porto de Tabatinga como porto internacional, estabelecimento da presença permanente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na região da fronteira de Assis Brasil (AC), bem como a melhoria da infraestrutura viária.

Fonte: Gov.br

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