Start-up de café Luckin pretende ultrapassar Starbucks na China

A start-up chinesa Luckin Coffee pretende superar a Starbucks para se tornar a cadeia de café mais popular do país até o final deste ano.


Da redação • O fundador e CEO da Luckin Coffee, Qian Zhiya, revelou na quinta-feira que a marca planeja abrir 2,5 mil novas lojas em 2019, totalizando 4,5 mil estabelecimentos até o final deste ano.

O plano de expansão indica a ambição da companhia de superar a Starbucks para se tornar a maior cadeia de café na China em termos de números de lojas e xícaras de café vendidas. A gigante norte-americana sediada em Seattle domina o mercado chinês há muito tempo, com mais de 3,6 mil lojas no país.

A Luckin Coffee começou sua operação experimental em janeiro do ano passado, vendendo café em lojas tradicionais e fazendo entregas.

A empresa registrou uma expansão meteórica graças a seus descontos e serviços convenientes, abrindo 2.073 lojas em 22 cidades de todo o país até o final de 2018, com quase 90 milhões de xícaras de café vendidas. A start-up completou sua rodada de financiamento de Série B no valor de US$ 200 milhões no fim do ano passado, elevando sua avaliação para cerca de US$ 2,2 bilhões.

Qian está otimista com as perspectivas de crescimento do mercado de café na China, citando dados que mostram que as pessoas nos países asiáticos vizinhos, como o Japão e a Coreia do Sul, beberam em média cerca de 200 xícaras de café em 2017, enquanto na China foram apenas quatro xícaras.

A empresa continuará a oferecer subsídios para expandir sua participação no mercado e para nutrir uma cultura de consumo de café no país, que é um dos maiores consumidores de chá, disse Qian.

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