A Suframa participou na manhã desta sexta-feira (9), no Casarão de Inovação Cassina, da solenidade de Assinatura do Memorando de Entendimentos entre a Prefeitura Municipal de Manaus e a Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para a instalação da tecnologia 5G na capital amazonense. A iniciativa é mais uma etapa cumprida, de um projeto que visa a potencializar também a chamada indústria 4.0 na área do Distrito Industrial, com o objetivo de proporcionar grandes benefícios para a indústria e a própria população local.
A previsão é de que a nova tecnologia seja implantada, por meio de antenas instaladas em luminárias públicas, inicialmente no Centro Histórico e na sequência no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Presente no evento, que foi presidido pelo prefeito David Almeiida e que contou com a participação do presidente da Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, do titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, e do presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destacou a assinatura do documento e o empenho do poder público em trazer o 5G, como forma de agregar e interagir com todo o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação local, podendo, inclusive, se transformar em um case de sucesso(exemplo de maior produtividade) para todo o País, em virtude da concentração de fábricas no PIM.
“Quando fui a Curitiba, a um evento de Cidades Inteligentes e vi uma apresentação da ABDI sobre a capacidade do 5G e a possibilidade de iluminar a região por meio de tecnologia instalada em luminárias públicas, trouxemos essa iniciativa para a prefeitura, que acatou a ideia e, a partir daí, começamos essa interação. Já fizemos na Suframa um fórum sobre o assunto para interagir com outros atores nesse processo e vemos tudo isso como um potencial muito grande para agregar valores e potencializar muito do que é feito aqui em Manaus”, frisou.
O fórum citado pelo superintendente foi realizado no último dia 24 de agosto, como atividade integrante do “Projeto Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”.
Após assinar o memorando, o prefeito David Almeida declarou que a vinda da nova tecnologia vai tornar Manaus uma cidade verdadeiramente de excelência na condição de conectividade em 5G.
“A partir da instalação poderemos ter semáforos inteligentes, que irão fazer a leitura emparelhados com a nova tecnologia. Vamos chegar a essa condição já nas próximas semanas e tornar Manaus uma referência para o Brasil, por termos os maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento”, destacou.
Fonte: Suframa