Tocantins está entre os estados que mais avançam em área plantada de grãos do país

Soja é o principal ativo das comodities cultivadas no Tocantins
Estimava é que a produção de soja ultrapasse pela primeira vez os quatro milhões de toneladas do grãos - Foto: Seagro/Governo do Tocantins

Por Elmiro de Deus / Portal Governo do Tocantins

O Tocantins desponta no desenvolvimento na produção agrícola, firmando como um dos estados que mais crescem em área plantada no cultivo de grãos do país. De acordo com o 3° levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), avaliando o volume de área plantada (hectares) para grãos, o Estado está na 5ª posição, com expansão de aproximadamente 150 mil hectares, tendo a sua frente, Mato Grosso, 1,124; Mato Grosso do Sul, com 216 mil hectares; Paraná, com 170 mil hectares; e Minas Gerais, 157 mil hectares plantados.

De acordo com informações levantadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a soja é o principal ativo das comodities cultivadas no Tocantins, tendo seu plantio concluído em mais um ano de crescimento de área plantada e alcançando cerca de 9,3% a mais em relação à safra anterior, inclusive acima da média nacional que é de 4,7%.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, professor Thadeu Teixeira Júnior, a estimativa é de que a produção de soja ultrapasse pela primeira vez os 4 milhões de toneladas do grão, estando o Estado na 9ª posição, aproximando-se do estado de São Paulo, o oitavo maior produtor.

“Com a ampliação do período do fenômeno La Nina, que proporciona na grande maioria das vezes bons volumes de chuvas para a região Norte do Brasil, as condições climáticas devem permanecer favoráveis no Tocantins, deixando nossos produtores mais otimistas para excelentes rendimentos da soja”, destacou Thadeu Teixeira Júnior.

Info Tempo

O engenheiro lembra ainda que os produtores tocantinenses podem consultar as informações climáticas baixando o aplicativo Info Tempo Tocantins. Lá, é possível acessar informações de disponibilidade de água, manejo do solo, precipitação, temperatura média e boletim do tempo semanal, entre outras informações.

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima