Um turista quebrou duas esculturas romanas antigas no Museo Chiaramonti, parte dos Museus do Vaticano, nesta quarta-feira (5). O espaço contém cerca de mil obras de estátuas antigas e se descreve como “uma das melhores coleções de retratos romanos” do mundo.
Dois desses retratos enfrentam agora um futuro incerto depois de o turista ter derrubado um com raiva e o outro enquanto fugia do local.
O homem, supostamente americano, exigiu ver o papa, segundo o jornal Il Messaggero. Quando lhe disseram que não podia, ele teria jogado um busto romano no chão.
Enquanto fugia, com o pessoal em seu encalço, ele derrubou outro.
As duas obras de arte foram levadas para a oficina interna para serem avaliadas. Com cerca de dois mil anos, eles são considerados obras de arte secundárias, em vez de obras famosas, disse uma fonte ao Il Messaggero. Segundo o La Repubblica, um busto perdeu o nariz.
Quanto ao turista, um porta-voz dos Museus do Vaticano disse em um comunicado: “A pessoa que derrubou as estátuas foi detida pela polícia do Vaticano e foi entregue às autoridades italianas”.
Turistas danificando monumentos tem sido o tema deste verão em Roma. Em julho, um turista canadense foi pego esculpindo seu nome no Coliseu, enquanto turistas americanos foram pegos arremessando patinetes pela Escadaria Espanhola, quebrando pedaços no processo, e um visitante saudita dirigiu seu Maserati pelo mesmo ícone arquitetônico.
Fonte: CNN