Uma nova energia transformando o Brasil

Azulão-Jaguatirica vai gerar uma nova energia que vai transformar vidas, vilarejos e levar oportunidades para a região Norte do Brasil. Foto: Divulgação

Por Tanair Maria

A Eneva é uma das maiores operadoras integradas de energia, atuando na exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções em energia.
A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Amazonas e do Solimões (AM) e da Parnaíba (MA). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km².

Com um parque de geração termelétrica com 3,7 GW de capacidade instalada (incluindo o Futura I, em construção), a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II) e Roraima (Jaguatirica II). Em renováveis, a Eneva passa a contar com dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

A Eneva está listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007. “Atuamos também no Mercado Livre de Energia e Gás Natural oferecendo ao mercado uma plataforma robusta de negócios. Em Geração Distribuída (GD), estabelecemos projetos piloto que vão beneficiar consumidores no Ceará e no Maranhão”, ratifica Pedro Zinner diretor-presidente da Eneva.

Geração de Energia 

A Eneva gera energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro com um parque de geração termelétrica com 2,8 GW de capacidade instalada (78% operacional). Os ativos estão localizados nos estados do Maranhão, Ceará e Roraima. Saiba um pouco mais sobre os nossos empreendimentos.

“Gostamos de desafios e a nossa resiliência para tornar o desconhecido conhecido nos posicionou entre as maiores produtoras de gás natural em terra do Brasil. Somos a única empresa privada de geração de energia do país com experiência em E&P (Exploração e Produção) e acesso a gás onshore (em terra)”, diz Zinner.

A Eneva possuí área total sob concessão superior a 60 mil km² nas bacias do Parnaíba (MA), Amazonas (AM), Solimões (AM) e Paraná (MS/GO). Atualmente a companhia opera em 11 campos de gás natural:

Campos em produção: Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul, todos na Bacia do Parnaíba.

Campos em desenvolvimento: Gavião Preto, Gavião Branco Norte, Gavião Tesoura, Gavião Carijó e Gavião Belo, na Bacia do Parnaíba, e Azulão, na Bacia do Amazonas.

A companhia possui ainda blocos exploratórios adquiridos nas 13ª e 14ª Rodadas de Licitações da ANP, em fase exploratória de perfuração e sísmica respectivamente, além de blocos adquiridos no primeiro ciclo da Oferta Permanente da ANP em 2019.

“Em 2020, adquirimos mais 7 blocos exploratórios nas bacias terrestres do Amazonas e Paraná, além do campo de Juruá, na Bacia do Solimões. Essas conquistas marcam a entrada da Eneva em duas novas bacias com potencial para exploração e produção e fortalece nossa atuação na região norte do país, dando continuidade ao desenvolvimento do modelo R2W”, relata Zinner.

Segundo o executivo, a Eneva explora e produz gás natural de acordo com a demanda das usinas. “O gás não-associado onshore é mais competitivo em termos de custo de descoberta, desenvolvimento e produção por metro cúbico, resultando na geração de energia com custos mais atrativos para o sistema elétrico brasileiro”, conclui.

Série Azulão – Jaguatirica

Com o projeto integrado Azulão-Jaguatirica a companhia vai transformar o gás natural do campo de Azulão (AM) em energia para abastecer mais da metade do estado de Roraima. Uma energia mais limpa, segura e confiável que proporciona oportunidades de geração de renda, empregos e o desenvolvimento de fornecedores locais nos estados do Amazonas e Roraima.

“Um projeto inovador e de eficiência energética com grande potencial de replicação para outros municípios na região Norte. Azulão-Jaguatirica vai gerar uma nova energia que vai transformar vidas, vilarejos e levar oportunidades para a região Norte do Brasil”, afirma Zinner.

Complexo Solar Futura I

Com o Complexo Solar Futura I, a Eneva vai gerar energia limpa e renovável para o Brasil. Uma energia que já está promovendo novas perspectivas e oportunidades para a região de Juazeiro, na Bahia. Um projeto inovador que vai contribuir para uma matriz energética mais limpa e renovável com capacidade instalada suficiente para abastecer um milhão e meio de residências.

Você sabia que o projeto Futura I vai contar com mais de um milhão de painéis solares? São eles que garantem a geração de uma energia limpa e renovável para o Brasil. Veja o vídeo: 

Deixe um comentário