As vendas no varejo de bens de consumo na China aumentaram 29,6% anualmente nos primeiros quatro meses deste ano, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta segunda-feira.
O crescimento inverteu a queda observada nos primeiros quatro meses do ano passado, quando os gastos dos consumidores foram interrompidos pela epidemia da COVID-19. O crescimento médio de janeiro a abril nos últimos dois anos ficou em 4,2%, de acordo com o DNE. Em abril, as vendas no varejo aumentaram 17,7% anualmente e foram 8,8% superior ao nível de 2019. O crescimento médio de dois anos foi de 4,3%.
As vendas no varejo da maioria das categorias mantiveram crescimento positivo. Do total, passou de 10% o crescimento médio de dois anos de 10 categorias, incluindo artigos esportivos e recreativos, ouro, prata e joias e equipamentos de telecomunicações.
Em abril, o consumo nas áreas urbanas ficou em cerca de 2,89 trilhões de yuans (US$ 449,4 bilhões), um aumento de 17,6% em relação ao ano passado. O consumo nas áreas rurais aumentou 17,8% ano a ano, chegando a 426,5 bilhões de yuans.
O setor de catering teve um aumento de 67,7% na receita em relação ao ano passado nos primeiros quatro meses, pois o setor mais atingido continuou a se recuperar das interrupções da COVID-19.
O consumo online permaneceu um ponto positivo, com as vendas no varejo online crescendo 27,6% anualmente, atingindo cerca de 3,76 trilhões de yuans entre janeiro e abril. As vendas online de commodities físicas aumentaram 23,1% ano a ano, respondendo por 22,2% do total das vendas no varejo durante o mesmo período.
Fonte: AXN