Jonny Hallam e Josh Pennington / CNN Brasil
Um soldado ucraniano presenteou na terça-feira (20) o presidente Volodymyr Zelensky com uma bandeira assinada pelas tropas da linha de frente como um presente para o presidente Joe Biden e o Congresso dos EUA, para agradecer pelas armas que receberam.
O soldado não identificado foi visto no vídeo entregando a bandeira a Zelensky na cidade de Bakhmut, dizendo ser um presente “para nossos irmãos nos Estados Unidos. Pedimos que repasse a eles. Obrigado”.
“Os meninos me deram nossa bandeira maravilhosa com suas assinaturas escritas para entregar”, disse Zelensky a repórteres que viajavam com ele.
“Nossa situação é difícil. O inimigo aumenta o número de suas tropas, mas nossos homens são mais corajosos. Precisamos de armas mais fortes. Transmitiremos a gratidão de nossos meninos ao Congresso dos EUA e ao presidente dos EUA por seu apoio, mas isso não é suficiente”.
A visita de Zelensky às linhas de frente no leste da Ucrânia ocorreu um dia antes de ele partir para uma visita surpresa a Washington, onde Biden deve anunciar que está enviando quase US$ 2 bilhões em assistência de segurança adicional à Ucrânia, incluindo um novo e sofisticado sistema de defesa aérea.
Os dois convocarão uma coletiva de imprensa na Casa Branca antes de Zelensky se dirigir aos membros do Congresso no Capitólio em horário nobre.